Pular para o conteúdo principal

Qual a relação entre a Química e o Heavy Metal?

O Heavy Metal é o estilo musical que tem suas origens na cidade de Birmingham (Reino Unido). A banda de nome Black Sabbath com seu álbum de estreia em 1970, deu forma para esse som que é caracterizado por riffs pesados, letras densas em conteúdo e uma presença de palco explosiva. Nada efusiva!
Mas, o que o Heavy Metal, que é um estilo musical, tem ligação com a Química - enquanto estudo da matéria e suas transformações?


Black Sabbath, 1970. Autor desconhecido.
Da esquerda para a direita: Bill Ward, Tommy Iommi, Ozzy Osbourne, Geezer Butler.


O nome em si, diz muito sobre essa ligação, uma vez que Heavy Metal tem como tradução direta do inglês para o português como: Metal Pesado. 

O que é um metal?

Metal em si, na tabela, é representado pelos metais alcalinos (metais moles), alcalinos-terrosos (minérios) e os metais de transição. Os metais mais densos são os metais de transição, dentre eles, o próprio Ferro (Fe). O ferro tem massa molar correspondente a 56 g/mol‾¹ e unidade atômica de 56u. É um metal muito denso localizado no grupo 8B.

Por que os metais de transição são os mais densos? O que ocasiona essa densidade elevada? 

A regra básica da densidade (d = m/v)*, também é aplicada quando se trata da eletrosfera (nuvem probabilística de elétrons). Como o volume é inversamente proporcional à densidade, temos que o que tiver mais quantidade de massa no menor volume torna-se o mais denso. Para entendermos isso, temos que levar em consideração dois tipos de fatores: atração e repulsão. As atrações ocorrem eletricamente entre o núcleo e os elétrons. Todavia, as forças elétron-elétron são de repulsão. Quando uma força se sobressai sobre outra, ocorre ou a expansão do volume ou a retração. 
No caso dos metais de transição, que possuem o bloco "d" incompleto, a repulsão elétron-elétron é muito fraca, por causa da posição das nuvens probabilísticas no espaço ao redor do núcleon. Isso ocasionará uma atração muito forte do núcleon para com os elétrons circundantes, e, por conseguinte, uma densidade elevada. 




 
Bem... É o fim da explicação! 
Mas, gostaria de fazer a conexão mais sucinta e incisiva. 

A cidade de Birmingham foi bombardeada durante a 2ª Guerra Mundial, e, os "pais fundadores" do estilo, viveram a infância num cenário de mundo pós-guerra. Cheio de miséria, destruição e lúgubre. 
A referência aos metais, propalava sobre a densidade e o espírito feroz de revolta e que se embrenhava por entre as construções destruídas. Se o metal, como o ferro, é denso, porém, brilhoso, maleável, dúctil... Por que um estilo musical não poderia transpassar o mesmo em todo o seu vigor musical? 

Também por essa vivência em uma cidade que foi bombardeada durante a 2ª Grande Guerra, a maioria das letras refletiam esse "estado de espírito" coletivo de todos da banda em relação a situação em que viviam e observavam quando mais novos. Misturando tudo isso ao movimento de contracultura dos anos 60 e movimentos contra a Guerra do Vietnam (1955 - 1975), tinha-se, então, a receita necessária para formar os pilares do Heavy Metal. 

Lembrando que os metais como ferro, alumínio, cobre e etc., foram/são usados para fazer diversas armas (brancas ou de fogo), isso ao longo dos anos. 

O abuso de drogas também se fez presente durante um período da banda, entretanto, essa é outra discussão que até seria interessante levar em consideração, mas não é o objetivo da postagem. 

Indicações de música: 

  • War Pigs - 1970


  • Eletric Funeral - 1970





É uma forma de ver a química por outro prisma, sem fronteiras para o imaginário!




 

Comentários

Postar um comentário