Pular para o conteúdo principal

Qual a relação entre a Química e o primeiro milagre de Cristo?

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.


- João 8:58

A relação do milagre e dos processos químicos se unem a medida que vou detalhando. 


Imagem de Jesus Cristo. Repare que nessa pintura, Cristo é "dividido" em duas partes opostas. A parte esquerda da sua face está um semblante suave/tranquilo, e com a mão abençoando. Já o lado direito, representa um lado mais austero, ligado aos preceitos que devem ser seguidos por aquele que tem nova vidas através de Cristo, por isso, o braço segurando a bíblia. 

O Senhor Jesus Cristo fez um dos mais enigmáticos milagres, que é a transmutação de água em vinho (Bodas de Caná). Sendo esse o primeiro milagre e um dos mais impressionantes. 

A transmutação de chumbo em ouro, foi muito difundida na Europa durante a idade média. Vários alquimistas e os ditos "cientistas", buscavam diversos tipos de coisas (pedra filosofal, elixir da vida eterna...), seja através de elementos químicos - que não tinham esse nome na época -, ou outros materiais um pouco bizarros. 
No fim, explicaram que a transmutação existe, só que através do espírito. O humano pode transmutar o seu espírito para que ele se eleve e torne-se melhor e edifique e propale bondade. 

Cristo com a transmutação, da água em vinho (coisa que é impossível), foi capaz de salvar a festa e deixar todos alegres. Com o primeiro milagre, Jesus demonstra 3 coisas: sua glória, o poder de transforma e a felicidade que ele traz. 

Obs.: O vinho advém através da fermentação alcóolica, senão, será apenas um suco de uva. Os processos, seguindo ao que acontecia no tempo de Cristo, são os seguintes: 
  • Primeiro há a coleta da uva no tempo correto.
  • Após isso passará por uma seleção e após isso é feito o processo de desengace (retirada do caule). 
  • Em seguida vem o processo da maceração e produzido o mosto (antigamente era feito com a casca mesmo, que, passava a cor, continha taninos e possuía microrganismos que auxiliam no processo de fermentação alcóolica (transformação de açúcares em etanol). 
  • Ao fim, o vinho é maturado para que se obtenha uma diferença de sabores, os taninos tornar-se-ão mais suaves com o tempo e preservarão o frescor característico da bebida e o processo de fermentação acontecerá de maneira lenta dando uma durabilidade para o vinho.


Milagre da transformação de água e vinho. Autor desconhecido.


Por esse feito, Cristo poderia ser alocado como um alquimista que obteve êxito em mudar a água em vinho. Mas, de acordo com as escrituras, Cristo Jesus, é o Messias (Yeshua Hamashia) o filho de Deus que se fez homem para morrer pelos nossos pecados, e, para que todo àquele que nele crer seja salvo e tenha a vida eterna. Seguindo esse pensamento, Cristo o fez isso, pois, tinha o poder sobrenatural para fazer. A frase atribuída a Lavoisier diz que: "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Seguindo os preceitos bíblicos, o único que pode fazê-lo é o criador (Yahuah Tzevaot), pois, ele que criou tudo e sendo assim, nós como criação dele, não podemos criar coisas que tenham vida eterna.

O ato do milagre pode não se direcionar para a Química enquanto matéria que busca provar de maneira racional os processos, todavia, certos elementos da história se relacionam com os preceitos químicos e entrelaçando os temas, posso passar dois tipos de tópicos: uma pela fé e a outra por métodos químicos. 

Referências Bibliográficas: 

Bíblia online
Bíblia Sagrada



Comentários

Postagem mais vista

Dica do dia: "As 100 maiores descobertas da Química".

  A importância histórica e como se deu os acontecimentos são extremamente importante para todas as matérias. Temos uma máxima que diz: "A(s) ciência(s) caminham de funeral em funeral", ou seja, sempre uma teoria (o que já se prova muito volúvel enquanto não baseada em provas incontestáveis) acaba sendo "passada para trás" por outra mais lógica e plausível. Mas, só porque a teoria ficou defasada, não quer dizer que ela não seja importante. Logo, é importante saber como tudo se deu, qual foi o pensamento do físico, químico, matemático, historiador... Pois, assim podemos entender de maneira mais efetiva e quem sabe achar meios mais práticos de explicar ou chegar ao resultado que aquele cientista chegou.  O período do final do século XVIII até o início do século XX houve uma evolução brutal no campo científico. Muitas coisas foram evoluindo de maneira rápida, sendo a maioria delas benéfica e útil para todos. Claro que alguns usaram certas descobertas para destruir as p...